DOC

SUPER TUTORIAL configurar,acelerar,dreamule e emule

By Billy Wood,2014-09-30 01:35
11 views 0
SUPER TUTORIAL configurar,acelerar,dreamule e emule

    SUPER TUTORIAL eMULE

    Aprendendo a Usar e Configurar

Site oficial do eMule: emule-project.net

    Esse tutorial foi formulado através da versão 0.47c, mas podendo servir para versões antigas, mais novas e alguns MODs (eMule Plus, por exemplo).

    Aqui mostrarei como está a minha configuração, depois de ver alguns tutoriais e deduzir outras configurações para deixar o eMule mais rápido em todos os sentidos.

    Algumas das configurações são para realmente melhorar o desempenho, outras são por opção minha. Vou explicar as mais importantes, e as outras deixo por conta do usuário. De preferência, compare sua configuração com a minha, olhando tela por tela e escolha as que preferir.

Pode ser um pouco grande, mas LEIA TODO O TUTORIAL COM ATENÇÃO.

    O tamanho das imagens foram diminuídas, para aumentar basta clicar em cima com o botão direito e escolher a opção “tamanho”.

    Não vai demorar mais do que 10 minutos e você vai aprender a usar corretamente o eMule.

    Vai valer a pena :)

Após ter feito o download e instalado siga este tutorial e boa sorte!

    SERVIDORES

    Antes de clicar em Preferências, clique em Servidores :

     Caso você queira ou precise atualizar sua lista de servidores, entre nesse site e clique no SEGUNDO Add to eMule. (Se não funcionar, recarregue o site e tente de novo) Escolha para o eMule sempre tentar conectar no melhor servidor. Para fazer isso, procure na lista pelo servidor DonkeyServer No1, clique nele com o botão direito e escolha a opção Alta em Prioridade. Adicione-o também na lista de Servidores Estáticos. Desse modo, o eMule sempre vai tentar conectar primeiro nesse servidor, que tem muitos arquivos e usuários conectados. Faça o mesmo com o DonkeyServer No2 e com o BiG BanG 9. OBS: caso não apareçam esses servidores, organize a lista de servidores por número de Arquivos (clicando na coluna Arquivos, como mostra a figura) e conecte-se com o servidor com mais arquivos. Assim, se algum dos indicados desaparecem, é só conectar no com mais arquivos, independente do nome. OBS: caso você não consiga logo de primeira, não tente conectar em um servidor várias vezes consecutivas. Isso pode te levar a entrar na lista negra (blacklist) do servidor, e então você não vai conseguir se conectar com ele por algum tempo. Tenha um pouco de calma que o eMule consegue conectar depois de um tempo. CUIDADO: estão circulando por aí DonkeyServers falsos. Preste atenção no IP do DonkeyServer antes de tentar conectar. O verdadeiro começa com 62. Alguns usuários reclamam que não conseguem conectar, e o problema é que estão tentando conectar no servidor falso, que começa com 72 ou 66. Não existe o melhor servidor para determinado tipo de arquivo. O melhor servidor é aquele que tem mais usuários conectados e arquivos disponíveis.

    PREFERENCIAS

Agora sim em Preferências :

     . Nome do usuário: é aconselhável você indicar em seu nome de usuário que é do Brasil, colocando um BRA, ou como achar melhor. Mais para auto-conhecimento dos outros usuários que estão te enviando e recebendo dados. . Enable MiniMule: com essa opção ativada, quando o eMule for minimizado, ou seja, ir para a barra de tarefas (ao lado do relógio), ao clicar apenas uma vez no ícone do eMule vai aparecer uma pequena janela com alguns dados básicos, como a sua velocidade de Download, Upload, etc. Eu não uso isso, mas se você usa, então ative essa opção.

. Exibir porcentagem de Download na Barra de Progresso: bem útil. . Preservar Uso de CPU e Memória: é recomendável deixar todas as opções habilitadas, para fazer com que o eMule consuma menos memória. O botão Limpar serve para apagar o histórico de pesquisas que você já fez no eMule. De vez em quando é bom limpar, para não acumular muito.

Se o botão Abrir estas portas no Firewall Interno do WinXP estiver habilitado, clique nele. Se não, então é porque as portas já foram desbloqueadas no Firewall do Windows. . Limites - Upload Máximo: não é recomendável deixar o limite do Upload no máximo, pois algumas conexões ficam instáveis usando todo o Upload, prejudicando o Download. Procure deixar o Upload sempre um pouco abaixo do limite, com uma folga. Upload é a velocidade que você envia arquivos para outros usuários. Já o Download é a velocidade que você baixa dos outros usuários. . Porta do Cliente: se você já é usuário antigo do eMule, talvez suas portas em TCP e UDP estejam, respectivamente, 4662 e 4672. Nessa última versão do eMule, quando se roda a primeira vez, ele agora determina portas aleatórias. Isso está sendo usado por causa de provedores de internet que bloqueavam o eMule pela porta, já que todos sabiam a porta que ele usava. Desse modo, fica mais difícil bloquear o eMule. Por isso, se estiverem essas portas antigas, mude para valores aleatórios (números entre 1025 e 65000 no máximo). . Limites de Conexão/Max.Conexões: não altere esse valor, ah não ser que você tenha certeza do que está fazendo. Deixe o valor que o eMule determinar. Pois, se colocado um valor errado, o eMule pode fazer a internet cair ou ficar muito lenta. É recomendável deixar correto a velocidade de sua internet no eMule, assim ele pode gerenciar melhor as transferências. Utilize o Assistente para definir sua velocidade de conexão. OBS: não coloque uma velocidade de conexão extremamente maior da qual você realmente possui. Se você fizer isso, seu eMule pode fazer sua internet cair, pois ele vai tentar abrir muitas conexões para os outros usuários, e sua internet não vai aguentar. Sua velocidade de conexão não é aquela que aparece no Windows, ao lado do relógio. Algumas pessoas configuram o eMule baseadas naquilo, o que não é o correto. Aquela é apenas a velocidade máxima que sua placa de rede suporta.

. Tipo de Conexão: caso você não encontre sua velocidade de conexão nessas pré-definidas, escolha a opção Customizável e coloque abaixo sua velocidade de Download e de Upload. DICA: nem todo mundo sabe sua velocidade de Upload. A de Download geralmente já vem no nome do plano que você assina (ex: Velox 300, 300kbps de Download... Speedy 500, 500kbps de Download). Você pode procurar a taxa de Upload no site oficial do seu provedor de conexão, nas especificações dos planos. Mesmo assim, vou colocar aqui as taxas de Download e Upload mais conhecidas no Brasil:

    Nome Download Upload Velox 300 300 kbps 150 kbps Velox 2 Mega 2048 kbps 150 kbps Speedy Fit ou Light (250)* 250 kbps 128 kbps Speedy Turbo (1MB) 1024 kbps 128 kbps Virtua 2 Mega 2048 kbps 300 kbps

     *Não esqueça que esses planos da Speedy tem limite de transferência (somente para download) mensal de 4GB para o Light e apenas 200MB para o Fit. Então, não exagere nos downloads pelo eMule. OBS IMPORTANTE: os provedores Virtua, BrasilTelecom e BrTurbo, pelo que sei, limitam a velocidade de programas P2P (eMule, Kazaa, etc) usando uma tecnologia chamada Traffic Shapping. Portanto, se seu eMule estiver muito lento mesmo após as modificações fornecidas por esse site, não estranhe: é assim mesmo. Você pode tentar reclamar, ligando para o suporte técnico. Bem... só posso lhe desejar boa sorte.

     . Remover servidor inativo após X tentativas: melhor colocar mais do que 1, caso o servidor esteja apenas com um rápido problema de conexão, ou lotado. 10 é um valor bom. . Atualizar lista de servidores ao conectar a um servidor: deixe Desativado. . Atualizar lista de servidores ao conectar a um usuário: deixe Desativado. . Conexão rápida com os servidores: é importante que essa opção esteja Desativada. Caso contrário, talvez você pegue ID Baixa nos servidores, o que vai abaixar consideravelmente a sua velocidade de download. . Autoconectar somente nos Servidores Estáticos: deixe Desativado.

. Arquivos Completos: não é necessário, mas você pode colocar seus downloads, quando forem terminados, para irem para sua pasta pessoal, para maior facilidade de localização posteriormente. Note que, ao fazer essa alteração e você já tiver arquivos baixados na pasta Incoming padrão, os arquivos irão "sumir" do eMule. Você vai ter que ir até a pasta (C:\Arquivos de programas\eMule\Incoming) e transferir os arquivos lá contidos para a sua nova pasta. Assim nada é perdido. . Diretórios compartilhados: Selecione aqui seus arquivos para compartilhar. O melhor não é adicionar tudo o que você tem, mas sim somente seus arquivos que você considera mais importantes, como músicas, vídeos, algumas imagens ou imagens de CDs de jogos e programas. Desse modo, as chances de você compartilhar seus arquivos aumentam. Não compartilhe milhares de arquivos, senão há uma chance do seu eMule sobrecarregar e ficar lento para fazer downloads e uploads. Isso porque toda vez que você adiciona um arquivo novo para compartilhar, o eMule faz uma checagem e define certos atributos para esse arquivo, e por isso que se você colocar arquivos demais para compartilhar, seu eMule pode travar ou ficar lento. Prefira então compartilhar algumas centenas de arquivos, no máximo. O que importa é qualidade, e não quantidade. DICA: Se você quiser compartilhar uma pasta toda, incluindo suas subpastas, segure o botão CTRL e clique pasta desejada. DICA: Se você não sabe aonde fica a sua pasta Meus Documentos, provavelmente ela vai estar em "C:\Documents and settings\usuario\Meus documentos".

. Tentar download das primeiras/últimas partes: se você costuma baixar vídeos (como clipes e filmes) e você gosta de pré-visualizar o arquivo para ver se é o correto mesmo, ative essa opção. Caso contrário, não é necessário ativar (link para mais informações).

Se você costuma ver os gráficos do eMule para ver como anda sua conexão, suas taxas de Downloads, Uploads e até ver a quanto tempo o seu eMule está ligado, deixe mais ou menos as opções como as da figura. Caso contrário, coloque tudo no máximo, para consumir menos memória.

Em Filtrar Mensagens Contendo, copie e cole esse texto por cima do que já existe: ZamBoR 2|eMule FX|DI-Emule V.2.0|L33cher Team Assim, as mensagens com propaganda mais conhecidas serão filtradas e você não vai recebê-las.

. Filtro de Servidores...: ative essa opção. Em Filtro de IP, na parte Atualizar a URL de... , coloque esse endereço: http://www.socine.org.br/files/ipfilter.zip Clique em Load e espere fazer o download. O tamanho do arquivo tem, mais ou menos, 3MB. Caso trave a transferência, clique em Load de novo que vai continuar de onde parou. Desse modo, os arquivos e fontes falsos mais conhecidos serão filtrados pelo eMule e você não vai baixá-los por engano. . Vêem meus arquivos: deixe em Ninguém, pois assim não haverá a possibilidade de ninguém baixar a lista completa dos arquivos que você compartilha. Isso só faz com que sua internet seja usada desnecessariamente. . Enable Protocol Obfuscation: é importante Ativar essa opção, pois assim, mesmo você tendo ID Baixa, sua velocidade de downloads ainda será boa. Essa é uma nova tecnologia (usada a partir da versão 0.47b) que o eMule está usando para melhorar a velocidade de downloads dos usuários. . Executar eMule como usuário não previlegiado: deixe Desativado.

. Tamanho do Buffer do arquivo (abaixo): deixe em 256KB, é o recomendável. . Tamanho da Fila (abaixo): 5.000 é o recomendável. . Abrir Links ED2K somento durante funcionamento: desativando essa opção, ao clicar para fazer download num site com links ED2K, o eMule vai ser ligado automaticamente com o download adicionado. . Ativar Sistema de Crédito: essencial para deixar o eMule com uma boa velocidade de Download. . Abrir/Fechar portas do Firewall...: importante para quem usa Windows XP. Caso contrário, não é necessário ativar. . Exibir mais Controles...: um tanto quanto desnecessário para usuários comuns, mas faz com que o eMule especifique melhor o número de pessoas que tem o arquivo e que estão na fila, entre outras opções.

     . Gravação segura do arquivo .med/.dat: essa opção é importante, porque garante que o arquivo que você está baixando seja devidamente gravado no seu disco, para posterior continuação do download. O único problema é que faz com que o eMule consuma mais memória. Habilite então a opção Ao desligar se seu computador não tem muita memória RAM (menos de 256MB) ou habilite a opção Sempre se tiver uma boa memória (256MB ou mais), para garantir seus arquivos. Isso também evita futuros problemas de desaparecimento de downloads.

    ADDON DE CONFIGURAÇÃO AVANÇADA DO EMULE:

     Vamos fazer a configuração restante, lembrando que esta configuração avançada visa melhorar o desempenho do computador, influenciando assim, em um gerenciamento de conexões mais eficiente, sendo assim, de nada adianta ter uma super conexão e não tiver banda de CPU suficiente para gerenciar um número alto de conexões. O que ficar para trás agora, é porque não tem a menor relevância nas configurações. Em Preferências clique em Arquivos, Nesta janela, configurar o Tamanho do buffer de arquivos. O Buffer determina o quanto de informação o "eMule" irá guardar antes de armazenar no disco rígido. Um valor alto mantém uma performance de HD alta, mas a perda de um pacote acarretará perda de uns KB a mais, entretanto, um valor muito pequeno, terá uma atividade de HD muito freqüente reduzindo o desempenho em troca de perda mínima de dados. Evite deixar este valor baixo. Deixe o máximo possível. Então coloque para o máximo da direita, como na screen:

     Servidor Web: Este recurso interessante do "eMule", permite que você gerencie o seu "eMule" remotamente, é muito fácil de configurar. Basta determinar a porta que você usará, sua senha e pronto, agora você tem acesso ao "eMule" de qualquer máquina, para acompanhar o andamento dos seus downloads. Para isso, configure como na screen:

O acesso à configuração e controle do "eMule" não precisar ser feito apenas pelo programa. Pode-se usar um WebServer integrado, que lhe trará todas as opções do "eMule" em html em tempo real. É ideal para controle remoto, onde você precisa acompanhar seu download correndo em casa enquanto está no trabalho. A partir da versão html do "eMule", será possível controlar desde os downloads e servers de suas listas até alterar as configurações do "eMule", por exemplo, a velocidade.

Tela de login - para identificação do usuário. é possível ainda configurar um usuário guest(visitante) que poderá apenas visualizar as informações. Apenas a senha principal poderá alterar as opções.

Tela de gerenciamento de arquivos em HTML do "eMule" - a partir daqui, você tem uma interface similar ao programa o que torna o controle simples e rápido. Com alguns cliques você pode fazer tudo o que faria quando estivesse localmente mesmo a quilometros de distancia. Estatisticas: Se você não dá muita bola para gráficos, altere estas opções, pois desta meneira, o "eMule" não perde tempo calculando graficos para as estatisticas.

Coloque a barra para o máximo na direita, nas três barras, como na screen:

     Tráfego de Partes: Jamais marque esta opção, pois isto come todos os recursos do seu micro, deixe desabilitado para o PC concentrar melhor o processamento em cima dos downloads.

    TRASFER.

     Esta é sua área de downloads, vamos conhecê-la.

Report this document

For any questions or suggestions please email
cust-service@docsford.com